GARANTIAS DO CONTRATO DE LOCAÇÃO

A Lanai trabalha com as garantias mais seguras e equilibradas para o inquilino e proprietário. Abaixo, alguns explicativos sobre cada modalidade para melhor entendimento da melhor opção de garantia para cada caso. 

TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO

O Título de Capitalização é um produto que facilita a vida de quem quer alugar um imóvel residencial, comercial, de veraneio, um galpão ou um terreno, de forma rápida, tranquila e sem burocracia.

 

O Título de Capitalização:

- substitui o fiador e a análise cadastral

- elimina a burocracia e dispensa a apresentação de documentos

- devolve 100% do valor do depósito inicial atualizado, ao final da vigência do título

- não tem taxa de adesão ou custo adicional

- o resgate pode ocorrer antes do término de vigência, após a liberação da caução

- oferece Assistência Residencial 24 horas

- o locatário concorre a sorteios mensais realizados pela Loteria Federal

- títulos contratados com valor acima de R$ 6.000,00 contam com suporte jurídico ao proprietário do Banco em caso de necessidade 

 

Muito similar ao caução, porém com benefícios. O valor do depósito parte de 4x o valor do aluguel mais encargos, geralmente chamado de “Pacote”.

A Lanai geralmente contrata o seguro fiança do Banco do Brasil, chamado CAP Fiador por possuir algumas vantagens ao inquilino se comparado ao da Porto Seguro, chamado Porto Cap, abaixo, o link onde podem ser obtidas informações de cada caso:

SEGURO FIANÇA

Conseguir um fiador não é tão fácil, principalmente quando se muda para uma cidade diferente ou não tem parentes e amigos que possam ajudar.

 

O Seguro de Fiança Locatícia substitui a figura do fiador, garantindo ao proprietário do imóvel o recebimento em dia dos aluguéis e encargos vencidos, e ao inquilino uma margem mínima de segurança para que o mesmo não se torne inadimplente em face às dificuldades momentâneas.

 

O valor do seguro fiança é oscilante, dependendo do perfil e “score” dos proponentes. Até pouco tempo atrás o seguro podia ser contratado para o período de 12 meses, porém, atualmente em atendimento à nova legislação, o seguro necessita ser contratado para o período integral do contrato, ou seja, 30 meses.

 

Para o locatário o seguro fiança é mais oneroso pois os recursos despendidos mensalmente não retornam à ele, à exemplo do título de capitalização. O valor do seguro oscila também de acordo com as coberturas contratadas. O básico possui cobertura de aluguel, condomínio e IPTU, podendo-se adicionar coberturas para multa por rescisão, pintura e danos no imóvel, de acordo com cada caso.

A Lanai contrata o seguro fiança junto à Porto Seguro, abaixo o link para maiores informações:

FIADOR

A garantia de fiador é a mais tradicional do mercado onde uma pessoa física ou jurídica é a garantia do contrato do inquilino, assumindo todas as dívidas que este assumiu ou venha a causar quanto a falta de pagamentos do aluguel, condomínio, IPTU e outras despesas relacionadas ao contrato, assim como eventuais danos no imóvel que este venha a causar tais como pintura, reparos e danos estruturais ou de mobiliários.

Assim como o inquilino, o fiador precisa comprovar capacidade financeira compatível com o aluguel assumido pelo inquilino, de no mínimo três vezes o valor somado do aluguel e encargos, porém, diferentemente do inquilino, o fiador também precisa apresentar um lastro patrimonial, geralmente através da comprovação de possuir um imóvel quitado no município do imóvel sendo alugado.